quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Universidades Renovadas Brasil pós-JMJ - por Marcus Danilo

Você que Sonha com sua universidade renovada confira a partilha do nosso irmão Marcus Danilo, GOU Maranatá - UFPA, sobre tudo o que nosso ministério viveu nesses últimos meses e o que devemos esperar para os próximos.

Belém-PA, 14 de agosto de 2013.

Aos amigos e irmãos do MUR,


Neste tempo de pós Jornada Mundial da Juventude (JMJ) precisamos nos empenhar, como nunca, para não perdermos de vista tantos discípulos-missionários de Cristo despertados por ocasião da JMJ, que estão espalhados pelas universidades brasileiras e do mundo todo. Mas quero falar especialmente sobre os frutos em nosso país! No início deste ano, no Encontro Nacional de Formação – ENF, o Senhor alertou nosso ministério de que os caminhos que somos chamados a seguir ainda não o conhecemos, por isso, nos pede manter uma distância segura (“... cem metros sem dela vos aproximar...”) para que não nos enganemos, para que tenhamos uma visão ampla, e assim como o profeta Josué, nos exorta a ter pressa de nos prepararmos ainda hoje (“Purificai-vos, porque amanhã o Senhor realizará maravilhas no meio de vós.”) (Josué 3, 1-5).

Nos encontros de  pré-jornada o mundo marcou encontro em solos brasileiros, e nosso ministério estava presente para propagar “Um sonho de amor para o mundo”, estivemos no Encontro Latino-Americano de Pastorais Universitárias – ELAPU, no Congresso Mundial de Universidades Católicas – CMUC, no Festival da Juventude Carismática (com a RCC do mundo); e na JMJ, hein!, a euforia tomava conta de nossos corações sonhadores ao vermos uma bandeira de nosso amado ministério navegando sobre um mar de jovens, quando gritávamos ao encontrar um luquinha no meio da mutidão, quando tínhamos oportunidade de falar a um hermano ou brother que “Nossotros tenemos un sueño, ou “We have a dream”... Queria perscrutar cada coração e colocar fielmente o sentimento de cada um aqui!

Meu olhar sobre a Jornada para o nosso ministério é que Deus mexeu o caldo brasileiro, e levantou alguns milhões de jovens universitários para sonharem conosco! E o que faremos com eles? Eles estão em nossas mãos! Com a graça de Deus, o Papa Francisco recebeu pelo menos um dos materiais peregrinos que rumaram à suas mãos (falo de Cds, camisas, canecas e bottoms...) apresentando o Sonho ao Sumo Pontífice; mas, então, temos que mostrar resultados, serviços, temos que levar a loucura da cruz de Cristo à todas as universidades do mundo, e contar com o imenso contigente que Deus despertou para isso.

“Vejo em vocês a beleza do rosto jovem de Cristo e meu coração se enche de alegria! Lembro-me da primeira Jornada Mundial da Juventude a nível internacional. Foi celebrada em 1987 na Argentina, na minha cidade de Buenos Aires. Guardo vivas na memória estas palavras do Bem-aventurado João Paulo II aos jovens: «Tenho muita esperança em vocês! Espero, sobretudo, que renovem a fidelidade de vocês a Jesus Cristo e à sua cruz redentora” (Papa Francisco)

Agora é fácil e muito comum encontrar dentro das IES os JMJs identificados por suas mochilas, blusas, crucifixos, ou qualquer sinal! Basta um sorriso, um olhar, que se reconhecem mutuamente como a juventude do Papa, é como se formassem uma só família (que realmente são!). Então, experimente iniciar o bordão: “Esta es la juventud...”, que logo ouviremos de algum lugar bradar o complemento: “... juventud del papa!”, e aproveite para iniciar uma conversa, e instigar esse coração de peregrino a continuar a missão a qual foi enviado na JMJ.
           
No Rio de Janeiro, como falou o papa, Copacabana foi o Campus Fidei, onde Deus, através da docilidade, humildade, alegria e juventude de seu Bispo de Roma, plantou cada semente JMJ, uma a uma, desde os que estavam no Rio, àqueles que acompanharam pela TV, aí..., como bom agricultor, mandou chuva durante todo o tempo, para que estas sementes fossem regadas e pudessem brotar. Imediatamente após o envio desses jovens, como observou Dom Orani – Arcebispo do Rio de Janeiro (ou missionário da Amazônia, como o conhecemos) – o sol apareceu, e como o outro elemento que não pode faltar às sementes, elas agora podem se desenvolver saudáveis.
Os pequenos brotos universidades renovadas que Deus preparou para que cuidássemos estão agora dentro das IES do mundo inteiro, e nós não a podemos deixar morrer, temos que regar e expor ao sol, limpar o terreno e adubar, a fim de que cresçam e fiquem fortes. Nossa, como Deus quis essa Jornada! O coração de todos estão ainda incendiados pela mensagem do Papa Francisco:

“No tengas miedo de ir en contracorriente”
“Sejam generosos ao dar seus testemunhos ao mundo”


Não percamos mais tempo! Corramos para convocar a juventude levantada por Deus dentro de nossas faculdades, colemos cartazes ou convidemos, falemos em alta voz ou baixa, em microfones ou em conversas discretas, mas cheguemos até o povo que Deus colocou em nossas mãos, seja como for.

Os católicos dentro das universidades foram postos em ordem de batalha, já podemos vê-los, podemos identificá-los, podemos convocá-los... Façamos! É tempo de abundância, é tempo de Kairós! É tempo de unirmos forças, a força jovem, la fuerza de la juventud del Papa, da “juventude que ama Cristo”!Vamos gritar ao mundo que acreditamos na vitória do mundo por Cristo! Vamos devolver à universidade sua capacidade de ir em busca da verdade através de uma presença cada vez maior de universitários renovados, atuando sempre à luz da fé e da Razão, sem as quais não se consegue contemplar plenamente a verdade!

Se antes nos sentíamos tímidos, ou não, pelo pouco número de luquinhas, se antes nos desanimávamos pela pouca força e alcance de nossa voz, se ansiávamos poder estar presentes em mais lugares e universidades, é chegado o tempo, Deus atendeu nossas orações queridos sonhadores, coordenadores de GOUs, levantou um exército imenso, o qual não podemos ignorar, a juventude acadêmica de Cristo está convocada a gritar em altíssimo tom: “Eu tenho um sonho!”.

“No tengas miedo de ir en contracorriente”. (Papa Francisco – JMJ 2013)


Marcus Danilo Ferreira Borges da Costa

Comissão Fé e Razão – MUR BR

Related Posts: